Exportação

Dados Socioeconômicos
 

Pindamonhangaba se consolida como potência exportadora e amplia superávit no comércio exterior

Em 2024, Pindamonhangaba subiu no ranking nacional de exportações para a 39ª posição e manteve-se como a 9ª maior exportadora do Estado de São Paulo. No Vale do Paraíba, também avançou, tornando-se a terceira maior exportadora da região, ficando atrás apenas de São José dos Campos e Ilhabela.

Outro grande avanço foi a redução de 29,8% nas importações, um indicativo de que as indústrias locais estão consumindo mais insumos nacionais para seus processos produtivos. Esse movimento fortalece a economia brasileira e reforça o papel de Pindamonhangaba como um polo industrial estratégico.

Economia
Exportação
Segurança Pública
Educação
Saúde
Indicadores
PIB per capita
IDHM
 
 

Com esse cenário, o superávit comercial da cidade — diferença entre exportação e importação — atingiu USD 1.016,39 milhões em 2024, um crescimento expressivo em relação aos USD 859,8 milhões de 2023. Esse desempenho reforça a competitividade da cidade e a sua capacidade de gerar riqueza para a região.

A leve queda nas exportações em novembro foi um reflexo da expectativa de alta do dólar em dezembro, estratégia adotada por diversas empresas para maximizar ganhos. Com a valorização da moeda americana, Pindamonhangaba é beneficiada, pois exporta mais do que importa. Esse fator reforça o potencial da cidade no comércio exterior e fortalece sua economia frente ao mercado global.

DADOS DE EXPORTAÇÕES, IMPORTAÇÕES E BALANÇA COMERCIAL

O detalhamento dos dados de exportação das empresas de Pindamonhangaba denota sua alta atuação no mercado global e coloca o município em destaque.

export